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Telemedicina: A era da consulta virtual!

20 de Junho, 2021 Business Admin


A telemedicina faz o uso de TI e telecomunicações fornecendo informações e atenção médica a pacientes e/ou outros profissionais de saúde à distância.

O principal objetivo é que a distância deixe de ser um problema para o atendimento de pacientes, trazendo agilidade e eficiência ao trabalho das instituições de saúde. E com a chegada do Coronavírus esse método novo de atendimento se fez cada vez mais necessário, pois traz segurança não somente para o paciente como também para o médico que está em atendimento. 

E,  para as pessoas que habitam locais afastados dos grandes centros e com pouca infraestrutura,  esse recurso se faz extremamente valioso, pois permite acesso às informações e à assistência primária em saúde.

Os atendimentos à distância podem ser realizados via internet, em plataformas online de teleconferência, por exemplo. Outros meios utilizados podem ser os telefones fixos, celulares, tablets ou robôs. Em alguns países, como os EUA, a telemedicina já começa a ser aplicada na área de saúde, lá existe um órgão regulador da prática o American Telemedicine Association (Associação Americana de Telemedicina, em tradução livre) e tem reconhecimento do Conselho Federal de Medicina.

E, para complementar alguns exemplos valiosos do uso da telemedicina são as análises de exames de prevenção contra as doenças crônicas da terceira idade, além de outros tratamentos que teriam um custo muito elevado sem este recurso. 

Benefícios de Avaliar e implantar recursos tecnológicos na saúde

Saber como aplicar todos esses recursos e programas é uma tarefa bastante desafiadora e precisa sim de uma ajuda profissional. Com isso, surgiu o método ATS ( Avaliação de Tecnologias em Saúde) que é um processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais decorrentes da aplicação de tecnologias na área da saúde. Os aspectos levados em consideração na análise são: eficácia, efetividade, segurança e custos.

Diante dos resultados da pesquisa, gestores de instituições de saúde e demais organizações se munem de informações para tomar decisões coerentes quanto à implementação de novas tecnologias, evitando assim qualquer falha ou expectativa que não possa ser atendida. Um outro adendo é o ganho em humanização dos atendimentos, oferecendo uma escuta qualificada e tratamentos personalizados.

Na hora de introduzir a tecnologia, é importante se atentar a:

  • revisão de processos;
  • treinamentos;
  • comunicação clara entre setores e membros da equipe.

Agradecemos pela leitura até aqui. Dúvidas ou sugestões entre em contato!