Blog Post

img

Os 10 princípios do Pacto Global e o Impacto em sua empresa

10 de Março, 2021 Business Admin


O Pacto Global surgiu nos anos 2000, com a necessidade de mobilizar a comunidade empresarial do mundo para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios.

Esse é um esforço que une países, empresas, instituições e sociedade civil e buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande suporte do poder econômico, promotor de inovações e tecnologias e influenciador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.

A Tecnew, atualmente é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, incentivando as empresas a fazerem o mesmo.

Existem dez princípios universais, que são defendidos pelo Pacto Global, derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. As organizações que fazem parte do Pacto Global têm o compromisso de seguir esses princípios em suas operações diárias.

São eles:

  • Direitos Humanos: 1- As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente. 2- Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
  • Trabalho: 3 – As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. 4- A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório. 5 – A abolição efetiva do trabalho infantil. 6- Eliminar a discriminação no emprego.
  • Meio Ambiente: 7- As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. 8 – Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental. 9 – Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
  • Anticorrupção: 10 – As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

O Impacto é totalmente positivo quando a empresa resolve se tornar signatária. Essa iniciativa da ONU, é justamente para que as empresas possam descobrir novas oportunidades de crescimento e redução dos perfis de risco.

Os benefícios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável incluem:

  • identificação de oportunidades de negócios futuras;
  • aumento do valor da sustentabilidade corporativa;
  • estabilidade com o mercado.

Quer saber mais? www.pactoglobal.org.br