Blog Post

img

VANTAGENS DE SER UMA EMPRESA PRÓ-ÉTICA

9 de Outubro, 2020 Business Admin


Antes de falar propriamente sobre as vantagens é muito importante entender para que serve e como se tornar uma empresa pró-ética.

AFINAL O QUE SIGNIFICA SER UMA EMPRESA PRÓ – ÉTICA? 

O programa de compliance “Empresa Pró-Ética” surgiu de um conjunto de esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. A iniciativa promovida pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria-Geral da União), trata-se de estimular a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público, independente do porte e do ramo de atuação, das empresas que mostram-se verdadeiramente comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e outros tipos de fraudes. 

Todo negócio que tem interesse em se tornar uma empresa pró-ética passa por uma avaliação que tem como parâmetros os do Decreto nº 8.420/2015, que regulamenta a Lei Anticorrupção.

A avaliação é realizada através de documentos apresentados para a banca de avaliação e apenas os avaliadores têm acesso às respostas e aos documentos enviados, que são separados por área: 

  • políticas e procedimentos; 
  • comunicação e treinamento; 
  • canais de denúncia e remediação; 
  • análise de risco e monitoramento;  
  • transparência e responsabilidade no financiamento político e social.

BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS PARA A EMPRESA APROVADA

Uma empresa que consegue, por meio de seu Compliance, estar na lista Empresa Pró-Ética, passa maior confiabilidade e valor ao seu mercado que a cada dia, se preocupa, por razões de valores, gestão de riscos e imagem, em fazer negócios com quem tem compromissos reais com a ética.

As empresas que são aprovadas garantem dois benefícios: o reconhecimento público de que a empresa tem um bom Programa de Compliance e a publicidade positiva gerada pela premiação. O terceiro benefício que é pouco falado: a criação de engajamento e motivação para conseguir a premiação.Implementar um programa de Compliance com vistas à premiação Empresa Pró-Ética é uma boa estratégia para movimentar e engajar a sua empresa. 

Sobre a premiação: ocorre anualmente, e os interessados podem se inscrever dentro do prazo de inscrições que acontece no início do ano.