Blog Post

img

Tecnologia e Compliance: Qual a relação?

1 de Setembro, 2020 Business Admin


 Aplicar políticas de compliance com as tecnologias adequadas é essencial para tornar a gestão da companhia mais profissional e transparente!

Empresas de TI precisam estar em constante alerta para garantir o cumprimento de leis e de segurança da informação em todos os seus processos. Além das pessoas encarregadas, claro, um dos maiores aliados para manter-se em compliance é a tecnologia. Na atual era da informação, as inovações tecnológicas em infraestrutura facilitam cada vez mais às organizações estarem em conformidade fiscal, trabalhista e outras vertentes que garantem o cumprimento de leis e boas práticas.

Além disso é muito importante que se tenha profissionais engajados e preparados para a manutenção do programa de compliance em sua empresa.

Ao falar em integridade e conduta, é possível adquirir dispositivos tecnológicos que permitem bloquear o acesso a sites inapropriados em máquinas da empresa e até em celulares pessoais, além de barrar e/ou identificar o compartilhamento de informações sigilosas.

É viável também que se implemente ferramentas voltadas para o cuidado dos controles internos, promoção de programas de treinamento e criação de softwares para contingência na administração de erros em sistemas e, com isso, minimizar falhas em processos que podem ocasionar diversos problemas para a empresa.

Essa relação é extremamente essencial, grandes exemplos são o surgimento do eSocial e a NF 4.0, que exigiram ajustes e adaptação das empresas para atender aos novos requisitos, outros envolvem sistemas de pagamento e recebimento, inibição de fraudes, segurança da informação, prestação de contas ao Governo, etc.

Portanto, a sociedade pós-pandemia irá exigir das empresas uma aproximação cada vez maior da tecnologia aos processos e procedimentos internos, o que também se aplica ao Programa de Compliance das empresas.


Compliance e o impacto nos funcionários

Um estudo do Gartner levantou que 29% dos funcionários já presenciaram pelo menos um ato de violação de compliance nos últimos dois anos e mostrou também que isso influencia diretamente na decisão de continuar ou deixar de trabalhar na organização: quase 60% dessas pessoas estavam procurando por uma nova posição de trabalho.

Contudo, estar em dia com é muito mais do que uma questão administrativa. Trata-se de uma verdadeira ferramenta de gestão, que impacta nos resultados financeiros e também no dia a dia dos funcionários.

Obrigada por ler até aqui, e até a próxima. Dúvidas ou sugestões:
contato@tecnew.com.br